Trabalho de Parto - A Dequitação da Placenta


O bebê nasceu! úmido, pulsante, ele é colocado em cima de ventre de sua mãe e a família finalmente se conhece. Porém, o trabalho de parto ainda não terminou e ambos, mãe e filho, ainda têm muito o que fazer!

A primeira tarefa do bebê é respirar, o que ele vai aprendendo aos poucos, durante os últimos minutos em que a placenta o alimenta através do cordão umbilical. O bebê nem sempre chora na hora em que nasce, às vezes só faz uns barulhinhos e dá um ou dois gritos maiores, depois se acalma.


Se o ambiente for tranquilo, com luz baixa e calor ambiente, ele se sentirá confortável, abrirá os olhos e olhará com muita atenção para tudo que estiver próximo dele (ele enxerga a uns 40 cm de distância, mais ou menos). Ele olhará o rosto de sua mãe e de seu pai, e ficará em estado de alerta tranquilo, observando e absorvendo tudo a sua volta.


Em seguida, começará a se arrastar para o seio da mãe e o abocanhará, como mostra o vídeo acima. A felicidade da mãe chegará ao extremo graças a isso, e ela produzirá uma segunda grande onda de ocitocina endógena. Como já mencionado, a ocitocina produz contrações do útero, e isso fará com que nasça a "companheira do bebê": a placenta.


Durante nove meses, o bebê esteve dentro do útero, tendo como únicos companheiros e objetos de interação a placenta e o cordão umbilical. Parteiras tradicionais dizem que a mulher que ainda não dequitou "não está prenha nem parida" e é importante que a placenta saia todinha, completa, pois se ficar algum pedacinho lá dentro, pode causar uma infecção ou até a morte.

As contrações do útero, intensificadas pela ocitocina criada com a sucção do peito pelo bebê, permitem que a placenta seja expulsa, sem precisar ser puxada.

Uma vez saída a placenta, o parto acabou e a parturiente passa a ser uma puérpera. É nesse momento, geralmente, que se faz a avaliação para ver se ocorreu laceração, e, se necessário, fazem-se alguns pontinhos. 

5 comentários:

  1. Tive parto normal mais na hora a placenta não queria sair pois estava totalmente colada. Se eu engravidasse outra vez será que aconteceria a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  2. Tive parto normal mais na hora a placenta não queria sair pois estava totalmente colada. Se eu engravidasse outra vez será que aconteceria a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  3. Tive parto normal mais na hora a placenta não queria sair pois estava totalmente colada. Se eu engravidasse outra vez será que aconteceria a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  4. Tive parto normal mais na hora a placenta não queria sair pois estava totalmente colada. Se eu engravidasse outra vez será que aconteceria a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  5. Tive parto normal mais na hora a placenta não queria sair pois estava totalmente colada. Se eu engravidasse outra vez será que aconteceria a mesma coisa?

    ResponderExcluir